Exames de imagem são indispensáveis para diagnosticar e determinar o tipo de hérnia de hiato
A hérnia de hiato é uma protusão do estômago através do hiato esofágico, um orifício localizado no diafragma, que, por sua vez, é um músculo liso que separa o tórax do abdômen, sustenta os pulmões e promove os movimentos respiratórios. Esta protusão ocorre quando o hiato, por algum motivo, se torna mais largo.
Para que o tratamento mais adequado seja estabelecido, é importante que seja feito, corretamente, o diagnóstico da hérnia de hiato. Este processo é conduzido pelo médico a partir de análises clínicas e dos resultados de exames físicos e de imagem. Entenda mais a seguir.
Trate a hérnia de hiato com o Dr. Bruno Hernani
Causas e sintomas da hérnia de hiato
Um dos principais pontos do processo de diagnóstico da hérnia de hiato é o entendimento de suas causas e dos sintomas relatados pelo paciente no consultório. Como mencionado anteriormente, o problema é causado pelo alargamento do hiato esofágico, que possibilita que parte do estômago passe através dele.
Esse alargamento, por sua vez, costuma ser causado pelo relaxamento promovido pela fraqueza muscular, cuja causa não é muito bem conhecida ainda. No entanto, existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da hérnia de hiato. São eles:
- Idade maior que 50 anos;
- Tabagismo;
- Sobrepeso e obesidade;
- Atividades que aumentam a pressão intra-abdominal (tosse e esforços físicos em geral, por exemplo);
- Doença do refluxo gastroesofágico;
Algumas pessoas que recebem o diagnóstico da hérnia de hiato não têm sintomas. No entanto, eles podem surgir e se agravar à medida que a protusão aumenta. Em casos assim, o paciente pode relatar sintomas como:
- Refluxo gastroesofágico (azia, queimação);
- Desconforto ao engolir;
- Dores no peito;
- Saciedade precoce;
- Arrotos frequentes.
Como é feito o diagnóstico da hérnia de hiato?
O diagnóstico da hérnia de hiato é feito pelo médico especialista a partir da suspeita do problema levantada com o relato dos sintomas feito pelo paciente. Como esse tipo de hérnia abdominal é interna, é fundamental que sejam realizados exames específicos de imagem, tais como a radiografia do tórax (que pode ser feita com deglutição de bário para contraste) ou a endoscopia digestiva.
Esses exames — juntamente com a análise clínica dos sintomas e exames físicos performados pelo médico no consultório — são capazes de determinar o diagnóstico da hérnia de hiato e sua gravidade, além de possibilitar que o médico identifique seu tipo, que pode ser:
- Hérnia de hiato por deslizamento: quando a área de junção entre o esôfago e estômago e parte do estômago se projetam através do hiato esofágico – trata-se do tipo mais comum;
- Hérnia de hiato paraesofágica: quando parte do estômago está protusa através do hiato, ainda que a junção entre o órgão e o esôfago esteja em posição normal.
A determinação do tipo é fundamental para o diagnóstico da hérnia de hiato, uma vez que os tratamentos e mesmo a gravidade da condição podem variar de acordo com a forma com que ela se apresenta.
Trate a hérnia de hiato com o Dr. Bruno Hernani
Opções de tratamento para a hérnia de hiato
Como vimos, uma vez feito o diagnóstico da hérnia de hiato e determinados seu tipo e a gravidade da protusão, é possível estabelecer o caminho de tratamento mais adequado para o paciente.
Hérnias de deslizamento ou paraesofágicas menores podem ser tratadas, na maioria dos casos, sem cirurgia. Os remédios, nesses casos, têm a função principal de reduzir a manifestação de sintomas como o incômodo e o refluxo gastroesofágico.
Nos casos de hérnias maiores ou que tenham maior risco de se complicarem, a opção de tratamento mais adequada é a cirurgia, que consiste na recolocação das estruturas protusas em seu lugar e readequação do hiato esofágico, para evitar que o problema retorne. A realização da cirurgia também é considerada nas hérnias menores que persistem com sintomas mesmo após o tratamento clínico.
Além dos tratamentos, é importante que o paciente que passa pelo diagnóstico da hérnia de hiato se atente a alguns hábitos que, por si só, podem ser importantes para o alívio e convívio com os sintomas. Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, gordurosos e bebidas alcoólicas, comer menos nas refeições e usar um travesseiro alto são exemplos de hábitos que podem ser adotados.
O Dr. Bruno Hernani é cirurgião do aparelho digestivo e tem ampla experiência no diagnóstico e tratamento de patologias como a hérnia de hiato e outras hérnias abdominais. Entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: