Procedimento é a única forma de curar definitivamente esse e outros tipos de hérnias abdominais
A hérnia epigástrica é um tipo de hérnia abdominal que se manifesta na linha média, ou linha alba, região localizada entre o umbigo e o tórax. A condição pode ser percebida por meio de abaulamentos ou caroços ocasionados pelo extravasamento de conteúdo interno, geralmente tecido gorduroso ou partes do intestino grosso ou delgado, por meio de um orifício na parede abdominal.
A hérnia epigástrica pode ter origem congênita ou surgir ao longo da vida por causa do enfraquecimento da musculatura abdominal. O problema pode ser desencadeado por esforço físico excessivo, levantamento de peso, tosse, sedentarismo, tabagismo, gravidez, entre outros fatores de risco.
Quero tratar a hérnia epigástrica!
Esse tipo de hérnia atinge mais os homens do que as mulheres, principalmente pacientes na faixa dos 20 aos 50 anos, e costuma ser pequena, além de não causar sintomas mais significativos. Apesar de a maioria dos casos não ser grave, a cirurgia de hérnia epigástrica é a única forma de tratamento definitivo.
Neste artigo, conheça as técnicas disponíveis para realizar a cirurgia de hérnia epigástrica, os benefícios do procedimento e os cuidados necessários no pós-operatório.
Quando é indicada a cirurgia de hérnia epigástrica?
A cirurgia é o único meio efetivo para corrigir a hérnia epigástrica, assim como outros tipos de hérnia. O procedimento consiste em fazer o reposicionamento do conteúdo herniado para a cavidade abdominal e fechar o orifício com sutura para restaurar a aparência original do abdômen.
O momento em que a cirurgia de hérnia epigástrica é indicada depende do quadro clínico apresentado pelo paciente. Casos de hérnias pequenas e assintomáticas, que não causam desconforto ao paciente, podem ser monitorados até que se decida o melhor momento para agendar a cirurgia.
Já em situações em que o paciente sente dor e outros sintomas que podem indicar complicações mais graves, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia, a cirurgia de hérnia epigástrica deve ser realizada com mais urgência.
Apesar disso, a ocorrência de estrangulamentos é bastante rara em casos de hérnia epigástrica. Essa condição é a principal complicação das hérnias, caracterizada pelo interrompimento do suprimento de sangue ao tecido herniado, o que pode causar sepse no caso de uma parte do intestino estar herniada.
Realize a cirurgia de hérnia epigástrica com o Dr. Bruno Hernani!
Como é feita a cirurgia de hérnia epigástrica?
A cirurgia de hérnia epigástrica pode ser feita de três modos diferentes: cirurgia aberta, laparoscópica ou robótica. A escolha da técnica vai depender da avaliação individual do caso realizada pelo cirurgião do aparelho digestivo.
Cirurgia aberta
A cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou local com sedação, a depender do tamanho da hérnia. O cirurgião faz uma incisão na região da hérnia para reposicioná-la de volta à cavidade abdominal e fecha a abertura com sutura.
O cirurgião do aparelho digestivo também pode avaliar a colocação de uma tela cirúrgica para reforçar a musculatura da parede abdominal e evitar recidivas.
Cirurgia laparoscópica
A cirurgia de hérnia epigástrica por laparoscopia é bastante utilizada por ser um procedimento minimamente invasivo, que proporciona diversos benefícios aos pacientes, entre os quais:
- Menor tempo de internação;
- Menor risco de sangramento;
- Recuperação mais rápida e menor possibilidade de complicações;
- Retorno mais rápido às atividades de rotina.
Esse tipo de cirurgia de hérnia epigástrica é realizada a partir de três pequenas incisões por onde o médico insere os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera que fornece imagens em tempo real para um monitor. Desse modo, o cirurgião tem uma melhor visualização da estrutura interna do paciente para fazer a correção da hérnia e colocar a tela, se for necessário.
Cirurgia robótica
A cirurgia robótica é semelhante à cirurgia laparoscópica, feita de forma pouco invasiva, com a diferença que é realizada por um robô, comandado pelo médico. A vantagem desse procedimento é que os movimentos são executados com mais precisão pelo braço robótico, o que confere mais segurança, principalmente em cirurgias de hérnia epigástrica mais complexas.
Benefícios da cirurgia de hérnia epigástrica
Como já ressaltamos, a cirurgia de hérnia epigástrica é a única forma de corrigir o problema definitivamente. Isso elimina a possibilidade de agravamento da hérnia, que pode trazer mais complicações e a necessidade de uma cirurgia mais complexa.
Além disso, a cirurgia de hérnia epigástrica é um procedimento seguro e com baixo índice de complicações no pós-operatório, quando o paciente segue corretamente todas as orientações médicas. Esses benefícios são ainda maiores quando a intervenção é feita por cirurgia laparoscópica ou cirurgia robótica, procedimentos menos invasivos.
Cuidados no pós-operatório da cirurgia de hérnia epigástrica
Para garantir uma recuperação tranquila e um retorno às atividades no período estipulado pela equipe médica, o paciente deve seguir todas as orientações quando retorna para casa, um ou dois dias após o procedimento.
Nesse sentido, os principais cuidados pós-operatórios são:
- Não dirigir nos primeiros sete dias;
- Ter uma dieta balanceada rica em fibras e outros alimentos que facilitem o trânsito intestinal e evitem esforço excessivo ao evacuar;
- Tomar bastante água;
- Não realizar atividades físicas ou que demandem aumento da pressão abdominal por pelo menos 30 dias, retornando somente com liberação médica;
- Não carregar peso;
- Cuidar dos curativos de maneira adequada, mantendo a região sempre higienizada e seca;
- Ter atenção a qualquer sinal de complicação, tais como sangramento, inchaço e vermelhidão na área operada. Na presença desses sintomas, informe imediatamente o médico.
Qual profissional realiza a cirurgia?
O profissional mais indicado para realizar a cirurgia de hérnia epigástrica e outros tipos de hérnias abdominais é o cirurgião do aparelho digestivo, o qual possui bastante conhecimento das principais condições que acometem a região.
O Dr. Bruno Hernani é cirurgião do aparelho digestivo especialista em hérnias abdominais. Possui ampla experiência no tratamento da hérnia epigástrica com domínio das principais técnicas na área, entre essas as cirurgias minimamente invasivas por laparoscopia e cirurgia robótica.
Agende uma consulta com o Dr. Bruno Hernani, cirurgião do aparelho digestivo.
Fontes: