Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de cirurgia de pedra na vesícula

imagem ilustrativa
4 min. de leitura

Conhecer os tipos de cirurgia de pedra na vesícula é fundamental no tratamento da condição. Saiba quais são os benefícios, indicações e características de cada procedimento

O tratamento cirúrgico é o mais indicado para quadros de colelitíase, sendo importante que o paciente conheça quais os tipos de cirurgia de pedra na vesícula durante a definição do tratamento.

A pedra na vesícula é um quadro relativamente comum e que ocorre quando há a formação de cálculos na vesícula devido à presença de sais ou colesterol.

O órgão é responsável pelo armazenamento da bile produzida no fígado e pela excreção do líquido para o intestino delgado, contribuindo principalmente na digestão de gorduras e absorção de nutrientes.

Independentemente dos tipos de cirurgia de pedra na vesícula, a abordagem cirúrgica é o tratamento preferencial, por impedir reincidências e futuras complicações no órgão. Entenda mais a seguir.

Quais são os tipos de cirurgia de pedra na vesícula?

Conhecer os diferentes tipos de cirurgia de pedra na vesícula é fundamental para que o paciente esteja mais bem informado sobre o próprio tratamento.

Apesar disso, a avaliação e indicação do cirurgião do aparelho digestivo é indispensável, uma vez que o especialista é o que melhor consegue avaliar os prós e contras de cada opção, considerando as particularidades do caso.

Cirurgia laparoscópica

Atualmente, a cirurgia laparoscópica, também chamada de videolaparoscópica, é a opção primária entre os tipos de cirurgia de pedra na vesícula.

A cirurgia é realizada com uso da anestesia geral, mas a duração do procedimento é curta, variando de 45 a 90 minutos, em média, e demandando tempo de internação mínimo, entre um e dois dias.

Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva na qual são realizadas de três a quatro incisões de cerca de 0.5 a 1 centímetro cada na região abdominal.

A partir disso, em uma das incisões é inserido o aparelho laparoscópico, uma cânula com câmera acoplada à ponta que transmite as imagens diretamente para um monitor no centro cirúrgico, por onde o especialista visualiza as estruturas internas.

As demais incisões são utilizadas para manuseio dos equipamentos cirúrgicos, sendo feita a remoção completa da vesícula.

Entre os principais diferenciais desse tipo de cirurgia de pedra na vesícula estão:

  • Menor incidência de complicações cirúrgicas;
  • Menor taxa de mortalidade associada ao procedimento;
  • Menos dor;
  • Menor tempo de internação hospitalar;
  • Recuperação mais rápida.

Portanto, são vantagens significativas que justificam a opção majoritária pela cirurgia laparoscópica para tratamento da vesícula.

Cirurgia aberta

Entre os tipos de cirurgia de pedra na vesícula está a cirurgia aberta, que, apesar de ser chamada de tradicional, está em desuso, sendo usada em apenas 3 a 5% dos casos.

Nesse caso, também é utilizada a anestesia geral, mas o tempo de duração do procedimento é maior, assim como o período de internação hospitalar.

Na cirurgia aberta para remoção da vesícula é feita uma incisão consideravelmente maior, com 12 a 18 centímetros de extensão, entre o tórax e o abdômen, do lado direito.

Como é uma técnica cirúrgica mais invasiva, a cirurgia aberta aumenta o tempo de recuperação pós-operatória, apresenta maiores taxas de complicações pós-cirúrgicas e de mortalidade.

Como saber qual cirurgia é a indicada para mim?

Apesar dos significativos benefícios da cirurgia laparoscópica entre os tipos de cirurgia de pedra na vesícula, existem outras considerações a serem feitas.

Como visto, o médico responsável poderá dar preferência à realização da cirurgia laparoscópica. No entanto, existem alguns casos nos quais, mesmo com os maiores riscos da cirurgia aberta, essa técnica é recomendada.

A cirurgia aberta pode ser necessária em casos nos quais há algum tipo de complicação já em curso, como se houver inflamação acentuada da vesícula ou alta suspeita de câncer de vesícula associado.

Também é possível que seja iniciada a cirurgia laparoscópica e, no curso do procedimento, devido às diferenças anatômicas do paciente, o cirurgião não localize estruturas como o ducto cístico ou o ducto biliar.

Nesse caso, é feita a conversão da videolaparoscopia para uma cirurgia aberta com o objetivo de localizar as estruturas e fazer a remoção completa da vesícula com segurança.

Qual profissional realiza a cirurgia de pedra na vesícula?

Independentemente de qual dos tipos de cirurgia de pedra na vesícula será realizado, se a cirurgia laparoscópica ou a cirurgia aberta, o procedimento deve ser indicado e executado por um médico especializado em cirurgia do aparelho digestivo.

Essa formação faz dele mais qualificado para lidar com intercorrências que possam surgir no curso do procedimento, bem como executar a técnica com maior precisão devido à sua experiência, o que é determinante na segurança do paciente.

Saiba mais sobre esse e demais procedimentos realizados pelo Dr. Bruno Hernani agendando uma consulta!

Fonte:

Ministério da Saúde