Pólipos geralmente são benignos, mas alguns casos podem evoluir para câncer colorretal
Os pólipos no intestino são pequenas protuberâncias que surgem devido ao crescimento anormal de tecido nas paredes internas do cólon ou do reto. Essas alterações podem ter formatos diversos, parecidos com cogumelos pequenos ou verrugas, e geralmente são benignos. No entanto, essa é uma condição que deve ser monitorada, pois alguns pólipos podem evoluir para neoplasias malignas e causar câncer colorretal.
A maioria dos pólipos intestinais é assintomática, sendo descoberta somente quando o paciente realiza exames de rotina. A presença de sintomas de pólipos no intestino indica que essas estruturas atingiram um tamanho maior, e por isso devem receber atenção médica adequada.
Conheça a seguir quais são os principais sintomas de pólipos no intestino, os fatores de risco associados e como tratar essa condição.
Identifique os sintomas de pólipos no intestino e cuide da sua saúde!
Fatores de risco dos pólipos no intestino
Os pólipos intestinais são consequências da multiplicação acelerada de células na região do cólon ou do reto, mas ainda não se sabe os motivos exatos que provocam esse fenômeno.
Apesar disso, existem alguns fatores de risco conhecidos para o problema, como a idade, já que pacientes acima de 50 anos têm mais predisposição para pólipos intestinais.
Pessoas com histórico familiar de pólipos ou câncer colorretal também têm mais chances de desenvolver os sintomas de pólipos no intestino. Outros fatores de risco importantes são:
- Inflamação crônica no intestino provocada pela doença de Crohn ou colite ulcerativa;
- Dieta pobre em fibras e rica em gorduras e carne vermelha;
- Obesidade e sedentarismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Síndromes genéticas, como a polipose adenomatosa familiar ou a síndrome de Peutz-Jeghers.
Sintomas de pólipos no intestino
Como dissemos, os sintomas de pólipos no intestino costumam se manifestar após a formação atingir um tamanho maior, por isso a imensa maioria dos pacientes com pólipos nem desconfiam que possuem tal condição.
O sangramento retal é o sintoma de pólipos no intestino mais comum, caracterizado pela presença de sangue nas fezes. Além desse, os pacientes podem apresentar também:
- Diarreia e constipação;
- Alterações na forma das fezes;
- Dor abdominal persistente;
- Anemia, se a perda de sangue nas fezes for significativa;
- Fadiga persistente ou fraqueza;
- Perda de peso.
Como o diagnóstico é realizado?
Em muitos casos, os pólipos intestinais são descobertos durante exames de rotina, como a colonoscopia, principal ferramenta para detectar a condição. Esse exame de rastreamento é feito com a inserção de um tubo flexível com uma câmera na extremidade do cólon para visualizar a mucosa intestinal.
Caso seja encontrada alguma anomalia no local, pode ser retirada uma amostra do tecido para realizar a biópsia e verificar se o pólipo é canceroso ou não.
O diagnóstico também pode ser complementado pelos seguintes exames:
- Sigmoidoscopia flexível: semelhante à colonoscopia, mas examina apenas a parte inferior do cólon e do reto;
- Exame de fezes: verifica se há sangue oculto nas fezes;
- Exames de imagem: tomografia computadorizada ou ressonância magnética para visualizar imagens detalhadas do cólon.
Saiba como detectar pólipos no intestino e quando procurar ajuda médica!
Tratamento dos pólipos no intestino
Os pólipos no intestino devem ser removidos assim que forem detectados para evitar a possibilidade de progressão para câncer colorretal. Na maioria dos casos, os pólipos podem ser retirados durante a colonoscopia em um procedimento chamado polipectomia.
No entanto, pólipos maiores ou localizados em regiões de difícil acesso podem necessitar de uma ressecção endoscópica, que remove uma porção maior do tecido afetado.
Outra opção de tratamento é a cirurgia para remover uma parte do cólon, mas essa intervenção só é utilizada em situações que raras, quando a colonoscopia não foi capaz de retirar o pólipo.
Qual médico realiza o tratamento cirúrgico?
O tratamento cirúrgico para aliviar os sintomas de pólipos intestinais é feito pelo cirurgião do aparelho digestivo, assim como o acompanhamento regular com exames de rastreamento para verificar a presença de novos pólipos.
O Dr. Bruno Hernani é cirurgião do aparelho digestivo e especialista em cirurgia videolaparoscópica, com grande experiência no tratamento de doenças que acometem a cavidade abdominal.
Para saber mais sobre os sintomas de pólipos intestinais, agende uma consulta com o Dr. Bruno Hernani.
Fonte: