Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

6 sintomas de pedra na vesícula: fique atento

imagem ilustrativa
3 min. de leitura

Os principais sintomas de pedra na vesícula são náuseas, enjoos, dores localizadas e coloração amarelada da pele

Os cálculos na vesícula são uma alteração comum, caracterizada pela presença de pedras que se formam na vesícula biliar, um órgão responsável por armazenar e excretar a bile, auxiliando no processo digestivo. O problema ocorre quando há um desequilíbrio entre a água e as outras substâncias que compõem o fluido biliar.

Essa é uma doença que geralmente apresenta bom prognóstico, desde que receba o tratamento adequado. Por isso, é importante estar atento aos sintomas de pedra na vesícula e procurar um especialista sempre que for notada alguma alteração entre as citadas abaixo.

Conheça 6 sintomas de pedra na vesícula

Enjoo e tontura

Enjoo e tontura após as refeições podem ser sintomas de pedra na vesícula, pois a presença dos cálculos pode comprometer o processo de digestão. Fraqueza e sensação de má digestão também são sinais que devem ser considerados com atenção.

Dores em pontos específicos do corpo

A dor abdominal é um dos principais sintomas de pedra na vesícula, concentrando-se principalmente na região em que o órgão se encontra: do lado direito. Esse desconforto pode irradiar para locais como costas e braço direito e se caracteriza por ter intensidade variável e cíclica (dura alguns minutos e vai embora, voltando após um período).

Náuseas, vômitos e outros sintomas gastrointestinais

As dores abdominais geralmente são acompanhadas por náuseas e vômitos, principalmente quando o paciente consome alimentos gordurosos ou em grande quantidade. Esses desconfortos podem ser acompanhados de mal-estar geral e dores de cabeça.

Inchaço e gases

Uma vez que a presença do cálculo pode fazer com que a passagem de bile para o intestino seja bloqueada, um dos sintomas de pedra na vesícula é a sensação de empachamento, formação de gases e consequente inchaço abdominal.

Fezes e urina anormais

A coloração marrom das fezes é resultante da presença de bilirrubina, um pigmento que está presente na bile. Quando a vesícula não consegue eliminar esse fluido por causa da presença de pedras, a tendência é que as fezes fiquem mais claras do que o normal. Além disso, o excesso de bilirrubina no organismo acaba sendo eliminado pela urina, que adquire uma coloração mais escura que o normal.

É possível afirmar, portanto, que alterações na coloração da urina e fezes podem ser sintomas de pedra na vesícula.

Olhos e pele amarelados

O excesso de bilirrubina no organismo também afeta o sangue do paciente, fazendo com que o paciente apresente olhos e pele amarelados, condição que é chamada de icterícia.

O que fazer ao notar os sintomas de pedra na vesícula?

Ao perceber os sintomas de pedra na vesícula, é importante que o indivíduo procure um médico o mais rápido possível. O profissional deverá avaliar os sintomas apresentados e, com base nisso, solicitar exames para diagnosticar a condição e entender qual a melhor abordagem terapêutica a ser adotada. O ultrassom é o principal exame utilizado nesses casos.

Levando em consideração que o uso de medicamentos não costuma ser eficaz na eliminação das pedras (e nem impede a formação de novos cálculos), o tratamento que geralmente é recomendado nessas situações é a cirurgia para remoção de toda a vesícula. Esse procedimento normalmente é realizado a partir de videolaparoscopia.

A procura por um especialista logo que forem notados os sintomas de pedra na vesícula é fundamental para evitar possíveis complicações dessa alteração. Quando não recebem o tratamento adequado, os cálculos podem causar inflamações e infecções tanto na vesícula como nos ductos biliares e pâncreas.

Para saber mais sobre este e demais assuntos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Bruno Hernani.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde

MD Saúde