A protuberância próxima à incisão de uma cirurgia anterior é o principal sinal da hérnia incisional
A hérnia incisional é um tipo de hérnia abdominal que se desenvolve próxima à cicatriz de uma cirurgia anterior. Ela pode aparecer logo após uma operação na região do abdômen ou depois de meses ou anos. O tratamento deve ser realizado para evitar complicações e amenizar os sintomas da hérnia incisional.
Identifique os sintomas da hérnia incisional.
O que causa a hérnia incisional?
A hérnia incisional é caracterizada pelo extravasamento de órgãos ou tecidos através de um orifício formado na parede abdominal devido ao enfraquecimento da região após uma cirurgia. Existem fatores que atrapalham o processo de cicatrização e aumentam o risco da condição acontecer, como infecções, acúmulo de líquido na ferida e esforços físicos excessivos antes da liberação médica.
Cirurgias que envolvem incisões extensas são mais propensas a desenvolver hérnias incisionais, já que possuem um processo de cicatrização mais complexo. Existem também outros fatores que elevam as chances de surgimento dessa condição. São eles:
- Sobrepeso ou obesidade;
- Tosse crônica;
- Esforços excessivos para evacuar;
- Tabagismo;
- Diabetes;
- Doenças pulmonares e renais;
- Uso de medicamentos, principalmente imunossupressores e esteroides.
Principais sintomas da hérnia incisional
Os sintomas da hérnia incisional variam de acordo com a complexidade do quadro clínico do paciente. Na maioria dos casos, a protuberância próxima à cicatriz é o único sinal da condição. Conforme o problema se agrava, outros desconfortos aparecem e o risco de complicações aumenta.
Protuberância na área da incisão
A protuberância na área da incisão é um dos sintomas da hérnia incisional mais frequentes. Geralmente, esse volume visível e palpável se parece com um nódulo que aumenta em consequência de esforços físicos e diminui quando o paciente está em repouso.
Dor ou desconforto
Sentir dor ou desconforto ao realizar atividades que aumentam a pressão dentro do abdômen também é um dos sintomas da hérnia incisional mais comuns. O incômodo pode surgir ao tossir, espirrar, levantar objetos pesados ou fazer esforço físico. A intensidade da dor é variável, mas ela é frequentemente descrita como uma sensação de pressão ou peso.
Náuseas e vômitos
Náuseas e vômitos são sintomas da hérnia incisional em casos mais críticos, muitas vezes indicando complicações como o encarceramento da hérnia. Nesses casos, esse tecido fica preso e pode sofrer com o comprometimento da circulação sanguínea, causando sinais como as náuseas e dor intensa.
Dificuldade para defecar e urinar
Da mesma forma, a dificuldade para defecar e urinar também faz parte dos sintomas da hérnia incisional mais preocupantes. Nessas situações, o intestino costuma ser o órgão herniado, o que atrapalha o trânsito intestinal. Além disso, a bexiga e a uretra podem ser comprimidas, o que leva ao problema urinário.
Alterações na pele
Alterações na pele ao redor da hérnia incisional também fazem parte dos sinais. Vermelhidão pode significar inflamação ou infecção da área. O inchaço também pode surgir, em particular quando a hérnia aumenta de tamanho. Diante dessas situações, é comum que a região fique sensível ao toque.
Febre
A febre costuma aparecer entre os sintomas da hérnia incisional em caso de complicação e infecção. Nesse caso, ela está associada à presença de vermelhidão, calor, inchaço localizado e dor intensa. O médico deve ser procurado urgentemente para evitar complicações, em especial se houver secreção ou pus na incisão.
Obstrução intestinal
A obstrução intestinal é uma complicação grave da hérnia incisional. Nesse quadro, parte do intestino fica preso dentro da hérnia, sem conseguir se movimentar. Esse encarceramento impede o fluxo normal de fezes, gases e líquidos no intestino. Dependendo da complexidade, uma cirurgia de emergência é necessária para liberar o intestino e reparar a hérnia.
Como aliviar os sintomas da hérnia incisional?
Existem formas diferentes de aliviar os sintomas da hérnia incisional. Em casos mais simples, o uso de medicamentos pode ser suficiente. Os analgésicos amenizam a dor e os anti-inflamatórios não esteroides auxiliam na redução da inflamação. Se houver incômodos gastrointestinais, remédios específicos também podem ser prescritos.
O uso de cinta abdominal também pode ser uma opção. Ela ajuda a conter o conteúdo, diminuindo o ritmo de crescimento da hérnia e trazendo algum conforto ao paciente.
Outras medidas podem ser abordadas, como a diminuição de esforços físicos e as mudanças na dieta que visam a redução de alimentos que aumentam a pressão abdominal e que atrapalham o trânsito intestinal. Porém, a cirurgia é necessária para corrigir o problema.
Aprenda a reconhecer os sinais da hérnia incisional e cuide da sua saúde!
Possíveis complicações da hérnia incisional
Ainda que existam outras possíveis complicações associadas às hérnias incisionais, as mais frequentes são o estrangulamento e a obstrução intestinal. No primeiro caso, o tecido herniado fica preso na abertura da hérnia sem receber o suprimento de sangue necessário. Sem os cuidados adequados, a condição pode evoluir para a necrose, que é a morte do tecido comprometido.
A obstrução intestinal também está relacionada ao encarceramento da hérnia. Quando o intestino fica preso, a passagem de fezes e líquidos no órgão é comprometida, provocando dores abdominais intensas, distensão abdominal, náuseas e dificuldade para eliminar as fezes.
Diagnóstico e tratamento da hérnia incisional
A hérnia incisional costuma ser diagnosticada com base na avaliação dos sintomas, do histórico clínico do paciente e do exame físico. O médico pode solicitar exames de imagem, como tomografia computadorizada, como forma de complementar o diagnóstico, determinando a localização, o conteúdo e o volume da hérnia com precisão.
Pacientes assintomáticos e com hérnias pequenas costumam ser acompanhados pelo médico por meio de exames periódicos. Porém, a cirurgia é a única forma de resolver a hérnia incisional. A operação consiste no reposicionamento do conteúdo herniado e no fechamento da abertura na parede abdominal, além do reforço da região com uso de telas.
O Dr. Bruno Hernani é um especialista em cirurgias do aparelho digestivo. Entre em contato e agende já sua consulta. – https://drbrunohernani.com.br/agendar-consulta/
Fontes: