Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Principais sintomas da doença diverticular do cólon

Mulher sentada em sofá com a mão na cabeça e outra mão na barriga.
3 min. de leitura

Caracterizada pela presença de divertículos no intestino, doença pode causar diversos sintomas

A doença diverticular do cólon é uma condição que ocorre a partir da presença de divertículos, pequenas bolsas que podem se formar na parede do intestino grosso, principalmente na região do cólon. Essas bolsas podem se inflamar ou infeccionar, causando diversos sintomas.

Mais comum em pessoas com mais de 50 anos, a doença diverticular do cólon não tem uma causa exata, ainda que se saiba que está relacionada a fatores de risco como o sedentarismo, constipação e a má alimentação.

Quero tratar a doença diverticular do colón!

Os sintomas da doença diverticular do cólon podem ser variados, uma vez que a doença pode se agravar em graus diferentes. Identificá-los é um passo muito importante para a determinação do tratamento mais adequado ao paciente.

Agende uma consulta com o Dr. Bruno Hernani.

Sintomas da doença diverticular do cólon

Os sintomas da doença diverticular do cólon variam de acordo com a forma com que os divertículos se manifestam e se eles estão inflamados ou infeccionados. Alguns pacientes com a condição e que não apresentam nenhum sinal de gravidade, comumente são assintomáticos.

Quando se manifestam, os principais sintomas da doença diverticular do cólon podem ser:

  • Dor abdominal progressiva;
  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Sangramento junto as fezes;
  • Febre;
  • Náuseas e vômitos;
  • Flatulências;
  • Distensão e aumento da sensibilidade do abdômen.

Nem todas as pessoas apresentam todos os sintomas da doença diverticular do cólon mencionados acima. Sintomas como dor forte, febre, náuseas e sangramento podem indicar complicações como os divertículos inflamados ou infeccionados — nestes casos, a doença é chamada de diverticulite.

Está com algum desses sintomas? Entre agora em contato!

Agende uma consulta

Como aliviar os sintomas?

Os sintomas da doença diverticular do cólon podem aparecer de forma persistente ou de forma intermitente. Muito comumente, são casos leves, podendo fazer com que a pessoa se confunda com outra doença intestinal.

O uso de medicamentos pode ser indicado para aliviar sintomas transitórios que não indiquem, necessariamente, um quadro de diverticulite. Mas é importante lembrar que a doença diverticular do cólon pode se complicar de forma grave; por isso, qualquer estratégia de alívio dos sintomas deve ser estabelecida e acompanhada por um médico especialista.

Opções de tratamento

A identificação da forma com que os sintomas se manifestam é fundamental para estabelecer o tratamento para a doença diverticular do cólon. Para isso, podem ser realizados, além da análise da história clínica do paciente, exames físicos e de imagem para confirmar o diagnóstico.

Alguns pacientes, como os assintomáticos e os que não têm sintomas graves, podem se beneficiar da mudança de hábitos alimentares, incluindo em sua dieta, por exemplo, legumes, frutas e alimentos ricos em fibras. A regulação da alimentação deve ser devidamente orientada por um especialista.

Em alguns casos, o alívio dos sintomas podem ser complementado com o uso de medicamentos, que também podem ser utilizados para reduzir quadros de inflamação e infecção dos divertículos.

Em alguns casos, quando ocorrem quadros inflamatórios (ou infecciosos) graves ou repetitivos, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para remover a parte do intestino afetada pela doença.

Trate a doença diverticular do cólon com o Dr. Bruno Hernani!

Agende uma consulta

Qual profissional procurar para o tratamento?

Ao sentir os sintomas, é comum que as pessoas procurem atendimento médico com um clínico geral ou um gastroenterologista para fazer exames e confirmar o diagnóstico da doença diverticular do cólon. Esses profissionais (principalmente o gastroenterologista) são capazes de determinar o tratamento mais adequado ao paciente.

Quando a recomendação é de tratamento cirúrgico, no entanto, é importante que o paciente procure um cirurgião do aparelho digestivo para realizar o procedimento. Esse profissional é especializado no tratamento de doenças, como a diverticular do cólon e outras condições que podem afetar o intestino e outros órgãos do sistema digestivo.

O Dr. Bruno Hernani é cirurgião do aparelho digestivo e acumula experiência e conhecimentos no tratamento de condições como a doença diverticular do cólon.

Entre em contato e agende já uma consulta.

 

Fontes:

Dr. Bruno Hernani

Sociedade Brasileira de Coloproctologia