O procedimento, que consiste na remoção total da vesícula biliar, é indicado na maioria dos casos
É comum que pacientes com sintomas como dor abdominal intensa, náuseas e vômitos se questionem sobre quando a cirurgia para pedra na vesícula é indicada, uma vez que a maioria dos casos desta condição são tratados de forma cirúrgica.
As pedras na vesícula se formam quando há um desequilíbrio nas substâncias que formam a bile, um líquido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula. Em quantidades desequilibradas, substâncias como os sais biliares e o colesterol começam a se solidificar, formando cálculos.
Quando a cirurgia para pedra na vesícula é indicada, é realizado um procedimento chamado colecistectomia, que consiste na remoção total do órgão. Entenda mais a seguir.
Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta
Diagnóstico da pedra na vesícula
Antes de compreendermos quando a cirurgia para pedra na vesícula é indicada, é importante que seja entendido como é feito o diagnóstico da doença. Geralmente, as pessoas procuram atendimento médico quando têm sintomas como:
- Dor abdominal do lado superior direito do abdômen, principalmente após as refeições;
- Dor que irradia do abdômen para as costas;
- Sensação de plenitude (estufamento) da barriga;
- Náuseas;
- Vômitos.
Esses sintomas podem indicar os cálculos biliares, mas também outras doenças. Por isso, o diagnóstico da pedra na vesícula deve ser confirmado com a ultrassonografia, que visualiza o órgão e analisa a gravidade da doença, ajudando o médico a determinar quando a cirurgia é indicada.
Quando a cirurgia é indicada?
É comum que os pacientes se questionem aos médicos quando a cirurgia para pedra na vesícula é indicada, uma vez que a grande maioria dos casos da doença recebem essa indicação de tratamento.
Isso ocorre porque a presença de cálculos pode evoluir para obstrução da vesícula com cólicas, infecção do órgão conhecida como colecistite, além das pedras poderem migrar para o canal principal gerando icterícia ou pancreatite, que são doenças potencialmente fatais. Por isso, quando a cirurgia para pedra na vesícula é indicada, ela não deve ser muito postergada.
Quando o paciente é portador de pedras na vesícula e é completamente assintomático, a cirurgia não é uma obrigatoriedade, devendo o caso ser discutido com o especialista a fim de ser tomada a melhor decisão. Existem alguns casos em que a pedra na vesícula pode ser inicialmente tratada por meio de medicamentos para dissolvê-la. Nestes casos, as pedras são formadas principalmente por colesterol e os pacientes têm um alto risco cirúrgico. Ainda assim, muitos médicos costumam optar pela cirurgia.
Como é feita a cirurgia da pedra na vesícula?
Quando a cirurgia para pedra na vesícula é indicada, a maioria dos procedimentos são feitos por meio da técnica laparoscópica, que consiste na realização de pequenas incisões no abdômen por onde passam uma microcâmera e os instrumentos cirúrgicos.
A partir disso, é feita a remoção das pedras e da vesícula biliar. O procedimento é rápido; e, por causa das incisões pequenas, é considerado minimamente invasivo. Isso faz com que o paciente tenha uma recuperação mais rápida e com menos riscos de complicações.
É importante ter em mente que, apesar de a vesícula ser totalmente removida, o paciente tem baixos riscos de sequelas, uma vez que o fígado é diretamente ligado ao intestino por meio dos ductos biliares principais, continuando a oferta de bile para digestão. A única atenção que o paciente deverá ter é sobre a dieta, que precisará ser mais leve e equilibrada para facilitar o processo digestivo.
Existe também a possibilidade de realizar a cirurgia de pedra na vesícula por via robótica, em que os instrumentos inseridos pelas pequenas incisões são manuseados por um robô controlado pelo cirurgião, o que garante mais precisão nos movimentos.
Qual o profissional que realiza a cirurgia de pedra na vesícula?
Quando a cirurgia para pedra na vesícula é indicada, o paciente deve ser encaminhado para um médico cirurgião do aparelho digestivo (se este profissional já não tiver diagnosticado o problema). É importante também escolher um cirurgião que tenha experiência nesse tipo de procedimento.
O Dr. Bruno Hernani é cirurgião do aparelho digestivo e possui ampla experiência na realização de procedimentos como cirurgias de hérnias abdominais e de tratamento para pedras na vesícula. É também especialista em procedimentos laparoscópicos e robóticos.
Entre em contato com o Dr. Bruno Hernani, um cirurgião do aparelho digestivo.
Fontes: