Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os sintomas da hérnia epigástrica?

Homem sentado em sofá com uma mão na cabeça e outra na barriga, sentindo dores
3 min. de leitura

Dor, desconforto e outros sintomas podem surgir em alguns casos, principalmente ao fazer esforços físicos

A hérnia epigástrica é um tipo de hérnia abdominal que pode ser notada como um caroço ou abaulamento na linha média (linha alba) do abdômen, localizada entre o tórax e o umbigo. A maioria dos casos não é grave, ainda que a cirurgia seja o único tratamento capaz de reverter o problema definitivamente.

Quero tratar a hérnia epigástrica!

As hérnias epigástricas, assim como os outros tipos de hérnias, são formadas por partes de órgãos ou tecidos que se extravasam por meio de uma abertura na parede abdominal interna, aada pelo enfraquecimento da região. A maioria dos casos são assintomáticos, mas a presença de sintomas da hérnia epigástrica pode, em alguns casos, indicar maior urgência no tratamento.

Entenda, no conteúdo a seguir, quais são os sintomas da hérnia epigástrica e o que pode ser feito a respeito.

Principais sintomas da hérnia epigástrica

Como mencionado, a maioria dos casos de hérnias epigástricas é assintomática, manifestando-se apenas como um caroço ou abaulamento na linha média do abdômen.

Alguns pacientes, no entanto, podem ter que lidar com os sintomas da hérnia epigástrica, como:

  • Desconforto ao realizar esforços físicos, como carregar peso, tossir, espirrar e evacuar;
  • Dores locais, principalmente durante os esforços;
  • Inchaço e endurecimento local.

Enjoos, vômitos, mal-estar, alterações intestinais e sinais de inflamação são sintomas da hérnia epigástrica que podem ser considerados preocupantes, pois podem ocorrer quando o conteúdo herniado está preso no orifício da parede abdominal. Essa condição é conhecida como encarceramento da hérnia e precisa ser tratada com urgência, pois pode levar ao estrangulamento, em que o suprimento de sangue é interrompido.

Está com algum desses sintomas? Entre agora em contato!

Agende uma consulta

Como evitar o agravamento dos sintomas?

O agravamento dos sintomas da hérnia epigástrica, como vimos anteriormente, pode ser o indício de que os tecidos protusos estão encarcerados ou estrangulados.

Para evitar que essa situação ocorra, é necessário procurar atendimento médico especializado assim que o abaulamento abdominal característico da hérnia epigástrica surgir. Dessa forma, é possível acompanhar o desenvolvimento da condição e evitar qualquer complicação.

Além disso, é fundamental seguir as orientações dadas pelo médico a respeito da realização de esforços físicos e de outras atividades que podem agravar os sintomas da hérnia epigástrica.

Opções de tratamento

Como já dito, a hérnia epigástrica só pode ser tratada de forma definitiva por meio da cirurgia, um procedimento em que os tecidos herniados são reposicionados e a parede abdominal é fechada. Em alguns casos, pode ser colocada uma tela para fortalecer a musculatura da parede abdominal.

A cirurgia de hérnia epigástrica pode ser feita por via aberta ou por vias minimamente invasivas — laparoscópica ou robótica. As cirurgias minimamente invasivas proporcionam um período de recuperação mais rápido e seguro ao paciente e, por isso, são cada vez mais realizadas.

Antes da cirurgia, podem ser realizados tratamentos para a hérnia epigástrica conservadores, medicamentosos, para aliviar alguns sintomas como a dor e o desconforto. Ter hábitos alimentares mais equilibrados e evitar esforços físicos também são ações que podem ser adotadas.

Trate a hérnia epigástrica com o Dr. Bruno Hernani!

Agende uma consulta

Qual profissional procurar para o tratamento?

O diagnóstico e a identificação dos sintomas da hérnia epigástrica podem ser feitos por um médico clínico geral ou gastroenterologista. No entanto, o tratamento, por ser cirúrgico, deve ser feito por um médico cirurgião especializado em procedimentos do aparelho digestivo.

Esse profissional está habilitado para acompanhar todas as etapas do tratamento de condições como as hérnias abdominais até a completa recuperação do paciente. É importante, também, se atentar a encontrar profissionais dessa especialidade que sejam experientes e tenham amplo conhecimento na realização de cirurgias de hérnias abdominais.

O Dr. Bruno Hernani é cirurgião do aparelho digestivo e tem ampla experiência na realização de cirurgias como a de hérnia epigástrica, além de procedimentos de urgência e cirurgias robóticas.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Bruno Hernani.

 

Fontes:

Dr. Bruno Hernani

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal