Procedimento para retirar a vesícula pode ser feito de modo minimamente invasivo e é considerado o melhor tratamento para as pedras na vesícula
A formação de pedras na vesícula, os chamados cálculos biliares, é uma alteração relativamente comum entre a população, um problema caracterizado pela presença de depósitos sólidos de substâncias digestivas na vesícula biliar.
Esse pequeno órgão do sistema digestivo possui um formato de pera e está localizado junto ao fígado. Sua função é armazenar e distribuir a bile produzida pelo fígado, um líquido composto por água, sais inorgânicos, colesterol e bilirrubina. Essa mistura é fundamental para o processo de digestão ao dissolver e quebrar as moléculas de gordura, além de auxiliar a reduzir a acidez dos alimentos.
Alterações no organismo podem causar um desequilíbrio entre a água e as outras substâncias da bile, levando à formação de cálculos. A pedra na vesícula pode ser assintomática, mas há casos em que a condição pode bloquear o fluxo da bile para o intestino, causando inflamações, infecções, obstrução intestinal e pancreatite.
A cirurgia de pedra na vesícula, chamada de colecistectomia, é um procedimento que remove totalmente a vesícula doente, considerado o melhor tratamento para a maioria dos casos de pedra na vesícula.
A seguir, conheça mais sobre o procedimento, suas indicações e o pré-operatório da cirurgia de pedra na vesícula.
Realize a cirurgia de pedra na vesícula com um cirurgião especialista: Dr. Bruno Hernani.
Como é feita a cirurgia?
A maioria dos casos de cirurgia de pedra na vesícula é feita de modo minimamente invasivo, por videolaparoscopia. Por meio dessa técnica, o cirurgião realiza pequenas incisões para inserir os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera que transmite imagens em tempo real para um monitor de alta resolução.
A cavidade abdominal é inflada com gás carbônico para facilitar a visualização do órgão operado e o posicionamento dos instrumentos. Após interromper o fluxo sanguíneo para a vesícula, o médico faz a remoção do órgão.
Em casos mais graves ou quando os exames do pré-operatório da cirurgia de pedra na vesícula apontam para alguma condição que impeça a realização da videolaparoscopia, a colecistectomia pode ser feita por via aberta.
Quando é indicada a cirurgia?
A cirurgia é o melhor tratamento para pedra na vesícula, já que a eliminação natural dos cálculos por meio do uso de medicamentos não é muito eficaz. Portanto, a cirurgia é indicada na presença dos seguintes sintomas:
- Dor na parte superior do abdômen, que pode irradiar para as costas e costelas;
- Sensação de mal-estar;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Estufamento.
Além de aliviar a dor e o desconforto, a cirurgia é necessária para evitar consequências mais graves, como:
- Colecistite aguda: inflamação da vesícula por obstrução do ducto cístico, canal que leva a bile da vesícula ao intestino;
- Fístulas: perfurações no intestino delgado ou cólon;
- Coledocolitíase: cálculos que saíram da vesícula e foram ao ducto principal que despeja a bile no intestino;
- Colangite e papilites: inflamação/infecção das vias biliares;
- Pancreatite: inflamação no pâncreas.
Exames no pré-operatório da cirurgia de pedra na vesícula
Os exames pré-operatórios da cirurgia de pedra na vesícula são fundamentais para investigar o estado de saúde do paciente e garantir o sucesso do procedimento.
O pré-operatório da cirurgia de pedra na vesícula começa com o correto diagnóstico por meio da ultrassonografia do abdômen, um exame que determina o tamanho, quantidade e posicionamento das pedras, por exemplo. Outros exames importantes solicitados no pré-operatório da cirurgia de pedra na vesícula são:
- Hemograma;
- Creatina;
- Eletrocardiograma;
- Exames de bilirrubina, gama-gt e fosfatase alcalina;
- Coagulograma.
Qual é o profissional que realiza o tratamento?
O cirurgião do aparelho digestivo é o profissional responsável pelo pré-operatório da cirurgia de pedra na vesícula e pela execução da colecistectomia, considerado o tratamento ideal para os cálculos biliares.
O Dr. Bruno Hernani é cirurgião do aparelho digestivo e titular especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, além de ser especialista em cirurgia videolaparoscópica com experiência na realização de cirurgias eletivas e de urgência.
Para saber mais sobre o pré-operatório da cirurgia de pedra na vesícula, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Bruno Hernani.
Fontes: