Uma vez que este tipo de formação geralmente demanda intervenção cirúrgica, o médico que trata pedra na vesícula é o cirurgião digestivo
A pedra na vesícula é uma alteração que se caracteriza pela presença de depósitos sólidos de fluidos digestivos na vesícula biliar. Podendo estar associadas a diferentes fatores, essas formações são resultantes do desequilíbrio entre a quantidade de água e demais substâncias que compõem a bile, favorecendo o desenvolvimento de pedras.
A presença de pedras na vesícula pode trazer alterações ao órgão e ao funcionamento do corpo como um todo, podendo causar complicações sérias à saúde. Por isso, é fundamental que a condição seja devidamente tratada por um médico que trata pedra na vesícula.
Agende sua consulta com o Dr. bruno Hernani
Qual o médico especialista para tratar a pedra na vesícula?
A maioria dos casos de formação biliar demanda intervenção cirúrgica e, por isso, o médico que trata pedra na vesícula geralmente é o cirurgião do aparelho digestivo. Este profissional acumula conhecimento específico para avaliar, diagnosticar e tratar doenças que afetam a vesícula biliar e outras estruturas que compõem o sistema digestivo.
São muito raros os casos em que a condição pode ser solucionada apenas com uso de medicamentos que ajudam a diluir as pedras, possibilitando a eliminação natural pelo organismo do paciente. Nestes casos, o médico que trata pedra na vesícula pode ser um gastroenterologista, que se dedica ao cuidado clínico de doenças do aparelho digestivo.
Como diagnosticar pedra na vesícula?
Quando o cálculo biliar é pequeno e está em estágios iniciais, é normal que o indivíduo não apresente sintomas. Nos casos em que os sintomas se manifestam, os principais incluem:
- Enjoos e vômitos;
- Sensação de estufamento;
- Dor na região superior direita do abdômen, que se manifesta principalmente após as refeições.
Uma vez que a maioria desses sintomas é comum a diversas outras doenças, é importante procurar um médico sempre que qualquer alteração for notada na região abdominal. O profissional deverá avaliar os sinais clínicos e solicitar exames conforme necessidade.
O diagnóstico das formações é feito a partir e exames de imagem como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Após a confirmação do diagnóstico, o paciente deve ser encaminhado para um médico que trata pedra na vesícula.
Agende sua consulta com o Dr. bruno Hernani
Qual o tratamento para pedra na vesícula?
Conforme foi explicado, a maioria dos casos de pedra na vesícula precisa de tratamento cirúrgico. Isso porque a presença das formações pode causar inflamações e infecções, além de poder levar à obstrução dos ductos biliares — o que coloca a vida do paciente em risco.
O médico que trata pedra da vesícula geralmente dá preferência para a realização da cirurgia por meio de videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva em que o cirurgião do aparelho digestivo faz pequenas incisões na região abdominal do paciente. Por meio delas, são inseridos os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera que transmite imagens em tempo real.
Dessa forma, a cirurgia de pedra na vesícula é realizada sem a necessidade de uma grande incisão no abdômen do paciente. Na videolaparoscopia, o especialista injeta gás carbônico na cavidade abdominal do paciente para facilitar a visualização das estruturas internas e ter espaço para realizar o procedimento. Ao todo, ele dura cerca de 45 minutos.
Toda a preparação pré-operatória, assim como o acompanhamento pós-operatório, é realizada pelo médico que trata pedra na vesícula. É necessário lembrar que o corpo leva um tempo para se adaptar à ausência do órgão, reaprendendo a digerir a gordura.
Mesmo com a remoção cirúrgica da vesícula, não há prejuízo à produção de bile, mas podem ser recomendados alguns cuidados com a alimentação. O ideal é que o paciente evite o consumo em excesso de carne vermelha e alimentos gordurosos.
Agende sua consulta com o Dr. bruno Hernani
Entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Bruno Hernani.
Fontes: