Hérnia abdominal é o escape, parcial ou total, de um ou mais órgãos por um orifício que se abre na parede do abdômen. Geralmente, as causas relacionadas ao seu aparecimento incluem má formação congênita, ou seja, a predisposição ao desenvolvimento da hérnia acompanha a pessoa desde quando ela nasce, ou enfraquecimento das camadas de tecido muscular que protegem os órgãos internos do abdômen. Outros fatores que podem contribuir para o surgimento da hérnia abdominal são:
- Histórico pessoal anterior de hérnia;
- Histórico da doença na família;
- Obesidade ou sobrepeso;
- Tosse crônica;
- Levantar muito peso no trabalho ou durante a prática de atividades físicas;
- Fazer muita força para evacuar;
- Gravidez de gêmeos ou várias gravidezes em um curto espaço de tempo;
- Lesões ou traumas na região abdominal.
Os principais tipos de hérnia abdominal são:
Umbilical: surge com mais frequência em crianças, embora possa acometer adultos também. O abaulamento aparece no umbigo ou próximo a ele.
Inguinal: a hérnia surge na região da virilha e é mais comum em homens.
Epigástrica: surge na região localizada entre o umbigo e o tórax, na linha do meio do abdômen.
Incisional: o escape ocorre em cicatrizes de cirurgias realizadas anteriormente.
Entre em contato agora mesmo com o Dr. Bruno Hernani e agende já sua consulta!
Qual é o especialista em hérnia abdominal
O médico especialista em hérnia abdominal é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Esse profissional possui formação e capacitação para realizar os mais diversos tipos de cirurgias para tratamento de hérnias e de outras condições que afetam o trato digestivo.
Quando for procurar por um médico especialista em hérnia abdominal, verifique a sua formação, cheque, se possível, sua trajetória acadêmica e profissional, se ele possui residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo e se é membro da Americas Hernia Society e da Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH). Essas filiações garantem a especialização adequada e que esse médico especialista em hérnia abdominal está preparado para realizar cirurgias de maneira segura, com conhecimento técnico suficiente.
Ao contar com um médico especialista em hérnia abdominal, o paciente pode ter a certeza de que receberá o que há de melhor e mais moderno no tratamento das hérnias, sejam elas de qualquer tipo.
Como é feito o diagnóstico da hérnia abdominal
Quando há suspeita de hérnia e um médico especialista em hérnia abdominal é procurado, na maioria dos casos ele consegue diagnosticar a doença por meio do exame físico, que consiste no toque e na observação da região.
Para a confirmação do diagnóstico, o médico especialista em hérnia abdominal pode solicitar exames de imagem, como a ultrassonografia ou a tomografia computadorizada.
Tratamentos para a hérnia abdominal
Depois que o médico especialista em hérnia abdominal confirmou a doença, a recomendação de tratamento geralmente é a cirurgia, pois apenas esse procedimento pode corrigir permanentemente uma hérnia abdominal – embora o uso de medicamentos seja capaz de controlar os sintomas.
O objetivo do procedimento é recolocar a parte extravasada do órgão por trás dos músculos abdominais. Feito isso, o médico especialista em hérnia abdominal sutura a abertura formada, chamada orifício herniário. Se for o caso, ele pode colocar uma tela para manter a musculatura da região fortalecida, evitando assim o risco de recidivas.
A cirurgia na maioria das vezes não é complexa. Ela pode ser feita por anestesia geral, raquidiana ou anestesia local, a depender do tamanho, localização e apresentação da hérnia. O procedimento pode ser realizado por cirurgia aberta, por videolaparoscopia ou cirurgia robótica. As duas últimas opções são consideradas minimamente invasivas, por isso, proporcionam uma recuperação mais rápida, com tempo menor de internação, menos dor no pós-operatório e menos riscos.
Se você quer obter mais informações sobre hérnias abdominais e outros temas, marque uma consulta com o Dr. Bruno Hernani.
Fontes: