Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Fatores de risco para a doença diverticular do cólon

imagem ilustrativa
4 min. de leitura

Dieta pobre em fibras, histórico familiar e idade acima de 50 anos podem favorecer o desenvolvimento da doença

A doença diverticular do cólon se caracteriza pela presença de divertículos na parede do cólon ou do intestino grosso. Os divertículos são pequenas bolsas que podem atingir todo o cólon, mas, na maioria dos casos, se concentram no cólon sigmoide, localizado no lado esquerdo do órgão. Essas bolsas podem se inflamar e causar sintomas, como dor abdominal, cólicas, náuseas, vómitos e alterações intestinais.

As causas exatas para a formação dos divertículos ainda não são bem esclarecidas, mas sabe-se que as áreas mais fragilizadas da parede do cólon próximas aos vasos sanguíneos são as mais suscetíveis à doença.

Uma teoria que justifica o desenvolvimento dos divertículos é que uma dieta pobre em fibras contribui para o endurecimento das fezes e constipação intestinal. Com isso, o esforço para contração intestinal é maior, o que provoca uma pressão no cólon e intestino, levando à formação dessas pequenas bolsas.

Por esse motivo, a ausência de fibras na alimentação é um dos fatores de risco para a doença diverticular do cólon, juntamente com outros que falaremos a seguir.

Após saber os fatores de risco, entre em contato para o tratamento da doença diverticular do cólon

Agende uma consulta

Principais fatores de risco para a doença diverticular do cólon

Como dissemos, as causas exatas da doença ainda não são conhecidas, mas existem alguns fatores de risco para a doença diverticular do cólon. Os principais são:

  • Idade, pois a condição é mais comum em pessoas acima de 50 anos;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Hipertensão arterial;
  • Dieta pobre em fibras;
  • Histórico familiar.

Principais sintomas

Muitos pacientes com doença diverticular do cólon podem não apresentar sintomas em nenhum momento da vida, podendo inclusive nem saber que possuem tal condição.

No entanto, algumas pessoas podem manifestar alguns sinais da doença, como dor abdominal e constipação intestinal. Quando há inflamação ou infecção (quadro de diverticulite), os sintomas são mais intensos e podem incluir:

  • Dor abdominal progressiva;
  • Febre;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Aumento da sensibilidade abdominal, principalmente na parte inferior esquerda;
  • Sensação de inchaço e gases;
  • Sangramento retal com sangue vivo ou de coloração escura nas fezes.

Esses sintomas podem variar de intensidade e frequência, sendo que é importante procurar ajuda médica especializada na presença dos sintomas listados acima, principalmente se o paciente apresentar alguns dos fatores de risco para a doença diverticular do cólon.

Após saber os fatores de risco, entre em contato para o tratamento da doença diverticular do cólon

Agende uma consulta

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

Por se tratar de uma condição assintomática na maioria dos casos, muitas vezes a doença diverticular do cólon é diagnosticada em exames de rotina por meio da colonoscopia. Esse exame permite visualizar toda a estrutura interna do intestino grosso através da inserção de um tubo flexível com uma câmera pelo ânus. Desse modo, o médico pode verificar se há divertículos, inflamação e outras alterações no local.

O diagnóstico da condição também pode ser feito pela avaliação dos sintomas e fatores de risco para a doença diverticular do cólon e confirmados com exames de imagem. A tomografia computadorizada pode indicar se existe inflamação ou infecção no cólon, assim como a presença de divertículos.

Em relação ao tratamento, ele só é necessário caso o paciente apresente algum sintoma. Uma das opções para tratar a doença envolve adotar uma dieta mais equilibrada, rica em fibras e com maior ingestão de água, para melhorar a função intestinal. Além disso, o médico pode receitar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou laxantes para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Casos mais graves podem receber recomendação cirúrgica, que consiste na remoção da parte do intestino afetada pela doença diverticular do cólon.

Qual profissional realiza o tratamento?

O tratamento e avaliação dos fatores de risco para a doença diverticular do cólon podem ser realizados pelo gastroenterologista, médico especialista em doenças do trato digestivo, e também pelo cirurgião do aparelho digestivo, principalmente se a condição for grave e necessitar ser corrigida com cirurgia.

Para saber mais sobre os fatores de risco para a doença diverticular do cólon, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Bruno Hernani.

Após saber os fatores de risco, entre em contato para o tratamento da doença diverticular do cólon

Agende uma consulta

Fontes:

Dr. Bruno Hernani

Biblioteca Virtual em Saúde