O profissional que deve ser procurado para realização de cirurgia de pedra na vesícula é o cirurgião do aparelho digestivo
A pedra na vesícula é uma alteração caracterizada pela presença de formações sólidas na vesícula biliar, um órgão do aparelho digestivo que se responsabiliza principalmente por armazenar e liberar a bile. A bile, por sua vez, é um fluido produzido pelo fígado que ajuda diretamente na digestão de gorduras, sendo formado principalmente por água, colesterol, sais biliares e outras substâncias.
Diversas situações podem fazer com que ocorra um desequilíbrio entre a água e os demais componentes da bile, favorecendo o desenvolvimento das pedras. Essa condição pode causar diversas complicações ao organismo, algumas com elevado potencial de gravidade, demandando a procura por um especialista que faça cirurgia de pedra na vesícula.
Qual médico faz cirurgia de pedra na vesícula?
O especialista que faz cirurgia de pedra na vesícula é o cirurgião do aparelho digestivo, um profissional que cuida do sistema digestivo como um todo, o que inclui:
- Esôfago;
- Estômago;
- Vesícula biliar;
- Pâncreas;
- Fígado;
- Intestino grosso e delgado;
- Cólon, reto e ânus.
Existe uma grande lista de patologias que podem ser tratadas pelo mesmo especialista que faz cirurgia de pedra na vesícula, incluindo desde gastrites e úlceras a tumores malignos e hérnias abdominais. A especialidade também abrange exames específicos do aparelho digestivo, como endoscopia digestiva alta e colonoscopia.
De modo geral, o especialista que faz cirurgia de pedra na vesícula pode realizar a intervenção de 3 formas: por cirurgia aberta, por videolaparoscopia e por cirurgia robótica. Cada caso precisa ser estudado individualmente para que o profissional escolha o método mais adequado.
Como o médico detecta um problema na vesícula?
A maioria das pessoas que procura por um especialista que faz cirurgia de pedra na vesícula provavelmente já recebeu o diagnóstico da condição. Em geral, o problema é detectado por um clínico geral ou por um gastroenterologista, que avaliam os sintomas apresentados pelo paciente e solicitam exames para investigação diagnóstica.
O principal exame utilizado para diagnosticar os cálculos na vesícula é o ultrassom, mas alguns casos podem demandar uma tomografia magnética ou ressonância computadorizada. Para a realização do tratamento, entretanto, o especialista que faz cirurgia de pedra na vesícula deverá solicitar exames pré-operatórios mais específicos e aprofundados, incluindo avaliações cardíacas e de sangue.
Quais são os riscos de não operar a vesícula?
Mesmo nos casos em que o paciente não apresenta sintomas, a cirurgia pode ser considerada para lidar com pedras na vesícula. A presença dessas formações pode oferecer diversos riscos à saúde, uma vez que os cálculos podem migrar pelos canais biliares e causar obstruções, infecções e inflamações.
Por isso, procurar um especialista que faz cirurgia de pedra na vesícula e fazer uma avaliação o quanto antes é a melhor solução para quem deseja lidar com a condição, evitando uma série de complicações. O profissional também é a pessoa mais adequada para explicar melhor todos os riscos que envolvem o adiamento da intervenção.
Como encontrar um bom especialista
Para escolher um bom especialista que faz cirurgia de pedra na vesícula, a dica é pesquisar a formação do profissional, assim como suas certificações e especialização. Também vale a pena conversar diretamente com o médico, de modo a entender seu conhecimento sobre a intervenção e descobrir se o profissional passa segurança e profissionalismo.
O Dr. Bruno Hernani é um cirurgião do aparelho digestivo com formação em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, destaque como o maior hospital filantrópico da América Latina. O profissional tem experiência com cirurgias videolaparoscópicas e em Cirurgia de Urgência, além de ter certificação em Cirurgia Robótica e Mestrado em Pesquisa em Cirurgia.
Fonte: