Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Especialista em tumor do intestino

imagem ilustrativa
3 min. de leitura

Saiba como um especialista em tumor do intestino pode ajudar com o diagnóstico e o tratamento da doença na região

O tumor maligno no intestino, também chamado de câncer colorretal, é um tipo de tumor muito recorrente no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), houve uma estimativa de mais de 45 mil novos casos no país durante o ano de 2022, sendo 23.660 em mulheres e 21.970 em homens.

Existem diferentes tipos de tumores na região do intestino. O mais comum é o adenocarcinoma, que pode surgir como um pólipo nas paredes intestinais, mas existem casos envolvendo células hormonais, linfonodos, entre outros. Portanto, nessas situações é muito importante consultar um especialista em tumor do intestino para se obter o diagnóstico correto e conhecer as opções do tratamento.

Qual o médico especialista em tumor do intestino?

Todo o tratamento e o diagnóstico são multidisciplinares, porém o médico especialista em tumor do intestino pode ser o oncologista clínico, o gastroenterologista ou o cirurgião de aparelho digestivo. Esses profissionais podem atuar em diferentes etapas, desde o diagnóstico inicial, a realização de exames e o avanço para o tratamento.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Bruno Hernani e agende já sua consulta!

Diagnóstico de tumor do intestino

O diagnóstico pode ser feito a partir de exames de colonoscopia e de fezes. A colonoscopia é muito importante para descobrir a presença de lesões intestinais, principalmente os pólipos — uma lesão benigna, mas que pode evoluir para um câncer colorretal. Esse exame deve ser realizado com a frequência indicada pelo seu médico responsável, principalmente em pessoas a partir dos 50 anos ou que apresentem fatores de risco, como:

  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Alimentação rica em carnes vermelhas;
  • Antecedente de tumores na família.

Outro exame muito usado para diagnóstico é o de fezes, que permite observar a presença de sangue. Após esses procedimentos, o especialista em tumor do intestino pode solicitar uma biópsia.

Além dos exames de rotina, alguns sintomas podem aparecer com a evolução da doença. O especialista em tumor do intestino deve ser procurado ao notar a presença dos seguintes sinais:

  • Alteração do hábito intestinal, com crises de prisão de ventre ou diarreia;
  • Inchaço no abdômen;
  • Constipação;
  • Dores abdominais;
  • Sangramentos e mudanças de aparência das fezes;
  • Perda de peso sem motivo e anemia.

Alguns desses sintomas também podem significar outros problemas intestinais. Portanto, a consulta com um especialista em tumor do intestino ajuda a entender o que está acontecendo e conhecer quais são as opções de tratamento.

A doença pode se manifestar em pessoas com histórico familiar de casos de câncer de intestino, mas também existe uma série de boas práticas que podem ajudar a reduzir as chances. Atividade física regular e boa alimentação são bons exemplos.

Além disso, é recomendável evitar o tabagismo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e ingestão de carne vermelha ou alimentos ultraprocessados em excesso. Troque esse tipo de alimento por produtos naturais, ricos em fibras, para melhorar o funcionamento do intestino. O INCA recomenda o consumo máximo de 500 gramas de carne vermelha cozida por semana.

Existe tratamento?

Sim. O câncer colorretal na maioria das vezes é curável e pode ser tratado. Um diagnóstico precoce é muito importante para avançar com as opções de cirurgia e remover o tumor antes de uma evolução maior na região.

No caso de pólipos, é possível removê-los com ajuda da colonoscopia. Entretanto, o tratamento para tumor do intestino começa com cirurgia para remover a parte afetada e os gânglios linfáticos no abdômen. Etapas posteriores podem incluir radioterapia e quimioterapia.

Todo o tratamento depende de vários fatores, como o estágio do tumor, o tamanho e a localização. O controle precoce da doença é essencial para evitar a metástase do câncer para outros órgãos do corpo. Após todas as etapas, consulte o especialista em tumor do intestino para acompanhar e monitorar o resultado.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Bruno Hernani.

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica