Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Diagnóstico da doença diverticular do cólon

Homem de idade avançada com dor na região do cólon
3 min. de leitura

O diagnóstico é essencial para garantir o correto tratamento da doença diverticular do cólon, prevenindo complicações

 A doença diverticular do cólon é uma alteração marcada pela presença de pequenas bolsas que se formam na parede do cólon ou do intestino grosso. Essas bolsas são chamadas de divertículos e podem inflamar ou infeccionar, causando diversos sintomas e alterações no funcionamento intestinal do indivíduo.

O correto diagnóstico da doença diverticular do cólon é fundamental para possibilitar o gerenciamento adequado dos sintomas, prevenir complicações e promover a qualidade de vida do paciente. Entenda mais detalhes a respeito desse assunto a seguir!

Quero tratar a doença diverticular do cólon!

Como é feito o diagnóstico da doença diverticular do cólon?

O diagnóstico da doença diverticular do cólon é feito com base na combinação entre a avaliação dos sintomas apresentados e os resultados obtidos nos exames clínicos e de imagem. Entre os sintomas que podem apontar para uma suspeita da condição, estão a dor abdominal e a constipação. O indivíduo também pode apresentar episódios de sangramento retal e outras manifestações que podem ser originárias dos divertículos.

Entre os principais exames que são solicitados durante a investigação pela suspeita da condição estão:

  • Tomografia computadorizada;
  • Colonoscopia;
  • Exames de sangue;
  • Colonoscopia virtual.

A doença diverticular do cólon pode, muitas vezes, não apresentar qualquer sintoma ou ter sintomas inespecíficos. Por isso, pode ser necessário que o paciente seja submetido a exames mais específicos que permitam a eliminação da suspeita de outras doenças.

Qual é a importância do diagnóstico precoce?

Quando realizado precocemente, o diagnóstico da doença diverticular do cólon pode trazer diversos benefícios à qualidade de vida e saúde do paciente, uma vez que permite:

  • Implementação de medidas preventivas que ajudam a reduzir o risco de complicações associadas à doença, especialmente diverticulite (inflamação);
  • Tratamento adequado dos sintomas apresentados;
  • Condução eficiente e precoce de casos de diverticulite aguda;
  • Implementação de mudanças no estilo de vida do paciente, ajudando a controlar a doença e seus sintomas;
  • Redução das chances de necessidade cirúrgica;
  • Nos casos em que a cirurgia é necessária, redução dos riscos de complicações cirúrgicas;
  • Melhora do prognóstico geral;
  • Redução dos custos relacionados aos tratamentos de saúde e uso de medicamentos.

O ideal, portanto, é que o indivíduo sempre procure um médico ao notar sintomas gastrointestinais persistentes. Dessa forma, é possível chegar ao diagnóstico da doença diverticular do cólon de maneira precoce e adequada, caso ela ocorra.

Agende uma consulta com o médico especialista Dr. Bruno Hernani!

Agende uma consulta

Qual médico especialista realiza o diagnóstico da doença diverticular do cólon?

Embora o diagnóstico da doença diverticular do cólon possa envolver diferentes profissionais de saúde, dependendo da gravidade dos sintomas e das complicações apresentadas, o ideal é que um médico gastroenterologista clínico ou cirurgião esteja envolvido na investigação e no manejo da condição.

O gastroenterologista possui conhecimento especializado em doenças do trato gastrointestinal, o que inclui alterações no cólon. Este é o profissional capacitado a avaliar exames como a colonoscopia, que permite a realização do diagnóstico da doença diverticular do cólon. Nos casos em que a condição está mais avançada e demanda cirurgia, é necessário consultar um cirurgião do aparelho digestivo.

Opções de tratamento para a doença diverticular do cólon

O tratamento para a doença diverticular do cólon depende diretamente da gravidade dos sintomas e da presença e extensão da inflamação ou infecção. Inicialmente, o tratamento pode ser realizado de maneira conservadora — com mudanças na alimentação; e, quando apenas a dieta não é suficiente, uso de medicamentos e suplementos.

Em geral, os medicamentos são prescritos com o intuito de aliviar os sintomas apresentados, reduzir a inflamação e prevenir a ocorrência de infecções. Nos casos em que a doença diverticular do cólon já avançou para um estágio mais grave, uma cirurgia para remoção da porção intestinal afetada pode ser necessária.

Para saber mais a respeito da doença diverticular do cólon, assim como tirar outras dúvidas a respeito da condição, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Bruno Hernani.

 

Fontes:

Dr. Bruno Hernani;

Sociedade Brasileira de Coloproctologia.