Saiba como é a dor de pedra na vesícula para conseguir diferenciá-la de uma simples dor nas costas
Saber como é a dor de pedra na vesícula é um primeiro passo para conseguir distingui-la de outras ocorrências mais cotidianas e, assim, buscar ajuda especializada.
Não é incomum que, por não entender as características da dor de pedra na vesícula, o paciente banalize uma crise ou busque profissionais de outras especialidades em vez do gastroenterologista. Entenda mais sobre a condição a seguir.
O que é a pedra na vesícula?
A vesícula é um órgão em formato de pera localizado na parte superior direita do abdômen. Ela é responsável pelo armazenamento da bile produzida no fígado e pela excreção do líquido para o intestino delgado, contribuindo especialmente para a digestão de gorduras e absorção de nutrientes como vitaminas A, D, E e K.
O excesso de sais e colesterol pode resultar na formação de cálculos biliares, condição também chamada de colelitíase. As pedras na vesícula podem ter diferentes tamanhos.
Quais os principais sintomas de pedra na vesícula?
Antes de falar sobre como é a dor de pedra na vesícula é importante saber que cerca de 80% dos pacientes são assintomáticos.
Geralmente, é a movimentação dos cálculos ou o entupimento da passagem da bile que faz com haja crises de dor de pedra na vesícula.
Assim, saber como é a dor de pedra na vesícula é fundamental, pois geralmente trata-se de episódios agudos e que podem melhorar, sem novas manifestações por anos.
Caso o paciente não saiba como é a dor de pedra na vesícula, ele pode desconsiderar a crise, ainda que intensa, e não buscar ajuda médica, o que inviabiliza o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento apropriado.
Portanto, saber como é a dor de pedra na vesícula é determinante para o encaminhamento adequado. Os sintomas incluem:
- Dor no lado superior direito do abdômen, abaixo das costelas, e que pode irradiar para as costas. A dor pode ser leve ou intensa;
- Náuseas e vômitos;
- Febre;
- Sensibilidade ao toque na região abdominal.
Esses sintomas surgem em decorrência das crises de cólicas associadas aos cálculos.
Entretanto, além dessa manifestação aguda, que é menos frequente e pode ocorrer com intervalos de meses ou anos, há alguns indícios no dia a dia, mais sutis, que também podem ser associados à pedra na vesícula, como:
- Quadros recorrentes de dor de “estômago”;
- Sensação de estufamento e gases no abdômen;
- Mal-estar após as refeições, especialmente quando ingerir refeições mais gordurosas;
- Falta de apetite ou saciedade prolongada;
- Icterícia, com cor amarelada nos olhos, pele e urina;
- Fezes claras.
Uma vez que essas manifestações são comuns a diferentes condições e mais difíceis de notar, o diagnóstico dos cálculos biliares, em geral, depende de saber como é a dor de pedra na vesícula para buscar ajuda médica durante ou após um episódio agudo.
Como diferenciar pedra na vesícula de dores nas costas?
Dada à importância de conhecer como é a dor de pedra na vesícula para encaminhar um diagnóstico e tratamento, é importante conseguir diferenciá-la de outras condições, sendo que a confusão mais comum é com dor nas costas.
A dor de pedra na vesícula costuma ser tão intensa que irradia para as costas, sendo que muitas pessoas acreditam que enfrentam um desconforto muscular durante as crises.
A principal forma de diferenciar dor de pedra na vesícula de dor nas costas é avaliar os sintomas associados.
Em geral, a dor nas costas está relacionada a uma lesão, mau jeito ou quadro crônico, resulta em dificuldade de mobilidade, mas não apresenta sintomas como dor abdominal, náuseas, vômito ou febre, como as crises de dor de pedra na vesícula.
Diagnóstico e tratamento
Em geral, o diagnóstico de cálculos biliares é realizado por meio de ultrassonografia do abdômen, uma vez que a vesícula está próxima da parede abdominal. A técnica consegue mostrar com clareza a existência de pedras no local.
O tratamento para pedras na vesícula é, majoritariamente, cirúrgico, com a remoção, via videolaparoscopia, da vesícula.
O diagnóstico e tratamento, entretanto, dependem da avaliação do cirurgião do aparelho digestivo, especialista a ser buscado caso apresente um quadro de dor de pedra na vesícula.
Saiba mais sobre esse assunto agendando uma consulta com o Dr. Bruno Hernani.
Fontes: