Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como aliviar a dor da pedra na vesícula?

imagem de um homem com dor na vesícula
5 min. de leitura

Mudanças na alimentação e prescrição de medicamentos são formas de aliviar a dor da pedra na vesícula

 As dores na vesícula biliar podem ser um sinal de problemas sérios. Elas são a principal complicação da formação de pedras, conhecidas como cálculos biliares. Essa condição, muitas vezes silenciosa, também pode se manifestar de forma aguda, trazendo desconforto intenso e impactando significativamente a qualidade de vida. A seguir, conheça as causas, os sintomas e os tratamentos para as dores de pedra na vesícula.

Como se formam as pedras na vesícula?

Cálculos biliares são depósitos endurecidos de bile que se formam na vesícula biliar, um órgão pequeno localizado do lado direito do abdômen, abaixo do fígado, que tem a função de armazenar a bile, um líquido digestivo que é liberado no intestino delgado para auxiliar na digestão. É possível a formação de apenas um cálculo ou de vários ao mesmo tempo.

Os cálculos biliares de colesterol são os mais comuns e compostos principalmente de colesterol endurecido. Já os cálculos pigmentares são compostos principalmente de bilirrubina, uma substância produzida durante a decomposição de glóbulos vermelhos. A formação pode ocorrer em condições como cirrose hepática, infecções do trato biliar e anemias hemolíticas, sendo necessário tratá-las para aliviar a dor da pedra na vesícula.

Diversos fatores de risco podem contribuir para o surgimento de pedras na vesícula, alterando a composição da bile. Entre os principais, estão:

  • Obesidade, devido à dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras;
  • Sedentarismo;
  • Predisposição genética;
  • Diabetes;
  • Rápida perda de peso;
  • Uso prolongado de anticoncepcionais;
  • Sexo feminino e idade avançada, pois mulheres e pessoas mais velhas têm maior probabilidade de desenvolver cálculos.

É possível prevenir a formação?

Embora não seja possível prevenir completamente a formação de pedras na vesícula, especialmente em casos de predisposição genética, algumas medidas podem ajudar a reduzir significativamente o risco, ao abordar os fatores evitáveis relacionados à alimentação e ao estilo de vida. Algumas dessas estratégias incluem:

  • Adotar uma dieta equilibrada;
  • Evitar alimentos muito gordurosos;
  • Controlar o colesterol;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Manter um peso saudável;
  • Beber a quantidade de água adequada diariamente;
  • Tratar doenças que afetam a bile, como diabetes e problemas hepáticos;
  • Fazer um acompanhamento médico periódico.

Sintomas e intensidade das dores de pedra na vesícula

Parte significativa das pessoas com cálculos biliares permanece assintomática por anos. Quando os sintomas aparecem, a principal queixa é uma dor na parte superior do abdômen, logo abaixo das costelas. Essa dor pode ser intensa por horas, irradiando-se para as costas e o ombro direito, levando o paciente a buscar atendimento médico.

Além da dor na vesícula, muitas pessoas também experienciam náuseas e episódios de vômito, além de indigestão e aumento na produção de gases. Em casos mais graves, quando uma pedra bloqueia o ducto biliar, pode ocorrer icterícia, caracterizada pela coloração amarelada da pele e dos olhos. Outros sinais de complicação incluem febre e calafrios, que podem indicar uma infecção.

O que fazer para aliviar a dor da pedra na vesícula?

Para aliviar a dor da pedra na vesícula, é possível recorrer a algumas técnicas, como a utilização de compressas mornas ou de uma bolsa de água quente na área do abdômen para ajudar a relaxar os músculos. No entanto, essas medidas não resolvem a condição, que requer tratamento cirúrgico. Existem outras medidas para amenizar a dor na vesícula biliar. Acompanhe a leitura e confira!

Remédios e medicamentos

Analgésicos podem ajudar a aliviar a dor da pedra na vesícula, assim como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e medicamentos antiespasmódicos, que ajudam a relaxar os músculos da vesícula biliar e reduzir as cólicas. Em caso de náuseas, medicamentos antieméticos podem ser prescritos para aliviar os sintomas.

Contudo, esses medicamentos servem para aliviar a dor da pedra na vesícula, sem focar na solução do problema. Um diagnóstico preciso é essencial para determinar o tratamento adequado. Muitas vezes, o encaminhamento para um procedimento cirúrgico é necessário, pois essa é a forma definitiva de tratar a condição.

Mudanças na alimentação

Para aliviar a dor da pedra na vesícula, é recomendável evitar alimentos gordurosos, especialmente durante as crises, pois eles podem agravar os sintomas. Portanto, deve-se reduzir a ingestão de gorduras saturadas e trans, como frituras e produtos industrializados, e aumentar o consumo de fibras, incluindo frutas, vegetais e grãos integrais, para melhorar a digestão.

Manter-se hidratado ajuda a manter a bile fluida e pode prevenir a formação de novos cálculos. Fazer refeições menores e mais frequentes facilita a digestão e reduz a pressão sobre a vesícula biliar. Essas mudanças contribuem para aliviar a dor da pedra na vesícula, mas é sempre recomendável consultar um nutricionista, para obter um plano alimentar personalizado, e o médico especializado para a elaboração de tratamentos específicos.

Quero falar com um especialista em pedra na vesícula

Agende uma consulta

Quando procurar ajuda médica para dor na vesícula?

Além de saber o que é bom para dor na vesícula, é necessário saber quando procurar ajuda médica para avaliar a necessidade de cirurgia e qual é a urgência dela. Se a dor for intensa, persistente e não diminuir com analgésicos, é fundamental buscar atendimento de urgência.

Alguns sinais podem indicar uma condição ainda mais grave e sinalizar a urgência do auxílio médico. São eles:

  • Dor abdominal intensa, que não permite sentar ou encontrar uma posição confortável;
  • Pele e parte branca dos olhos amareladas;
  • Febre e calafrios.

Quando é necessária a cirurgia de pedra na vesícula?

A cirurgia para remover pedras na vesícula biliar é necessária em algumas situações específicas, como para aliviar a dor da pedra na vesícula que surge de maneira recorrente e intensa, sem responder adequadamente aos tratamentos conservadores, assim como em casos de colecistite, uma inflamação que pode levar a complicações graves.

A cirurgia é indicada em casos de pancreatite causada por pedras que bloqueiam o ducto pancreático, fístulas entre a vesícula e outros órgãos, ou quando os cálculos são grandes ou numerosos. A operação pode ser a solução definitiva para evitar complicações mais graves, além de ser a forma de aliviar a dor da pedra na vesícula e melhorar a qualidade de vida do paciente.

O Dr. Bruno Hernani é um especialista em cirurgias do aparelho digestivo. Entre em contato e agende já sua consulta.

Agende uma consulta

FONTES

Ministério da Saúde