Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cólica biliar: o que pode significar?

Pessoa com a mão na região do abdomen
4 min. de leitura

Saiba quais doenças podem estar relacionadas a essa dor

A cólica biliar é uma dor abdominal intermitente causada por uma obstrução no trato biliar, geralmente na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Acontece quando algo bloqueia o fluxo normal de bile da vesícula biliar (a bile é um líquido que ajuda na digestão das gorduras) para o intestino.

A cólica biliar se manifesta como uma dor no ombro direito ou na parte superior do abdômen, também do lado direito, e pode vir acompanhada de náuseas.

Saiba, no texto a seguir, quais as causas da cólica biliar e como ela pode ser tratada.

Causas comuns da cólica biliar

São duas as causas mais comuns que podem levar a um episódio de cólica biliar:

Cálculos biliares

Os cálculos biliares são um dos principais motivos para o surgimento da cólica biliar. Quando eles bloqueiam um dos ductos biliares, o fluxo normal de bile para o intestino é interrompido. As células musculares do ducto biliar se contraem para tentar mover a pedra, causando a dor da cólica biliar.

Obstrução dos ductos biliares

Os ductos biliares são canais que transportam a bile do fígado para a vesícula biliar e, em seguida, para o intestino. Existem algumas situações que podem obstruir os ductos, como:

  • Formação de cálculos biliares;
  • Tumores;
  • Inflamação das vias biliares;
  • Estreitamento dos ductos biliares;
  • Infecções

Quando essas vias estão obstruídas, a bile não consegue fluir adequadamente, o que pode levar a episódios de cólica biliar.

Sinais de complicações graves

A cólica biliar pode ser um sinal de algumas complicações, como a colecistite aguda, a colangite e a pancreatite biliar.

Colecistite aguda

A colecistite é uma inflamação da vesícula biliar, um pequeno órgão em forma de pera responsável por armazenar a bile que o fígado produz. Uma infecção ou obstrução na vesícula biliar ou nos ductos biliares conectados a ela pode causar inflamação e cólica biliar.

Colangite

Colangite é uma inflamação nos ductos biliares. Pode ser aguda, devido a uma condição imediata, ou crônica, devido a uma condição de longo prazo. A colangite aguda causa sintomas semelhantes a um episódio de cólica biliar.

Pancreatite biliar

A pancreatite é uma inflamação que ocorre no pâncreas, um pequeno órgão localizado atrás do estômago, que ajuda na digestão. A doença pode se manifestar de maneira aguda ou crônica. Na forma aguda, causa cólica intensa.

Diagnóstico avançado da cólica biliar

A cólica biliar é um sintoma de algumas doenças que podem ser diagnosticadas de duas maneiras:

Técnicas de imagem

Exames de imagem, como ultrassonografia (confirma a presença de cálculos biliares), ressonância magnética (identifica a presença de cálculos nos ductos biliares), tomografia computadorizada (ajuda a identificar possíveis complicações causadas pelos cálculos biliares, como a pancreatite) e colangiografia (avalia as condições da vesícula biliar) podem ser indicados para diagnóstico de doenças que sejam a causa da cólica biliar.

Exames funcionais

Exames de sangue para verificar os níveis de bilirrubina e enzimas hepáticas podem ser solicitados para auxiliar no diagnóstico, além de hemograma completo e PCR, que avalia a presença de inflamação no organismo.

Tratamento da cólica biliar

No início, o tratamento é feito com o uso de analgésicos, para controle da dor, e de uma mudança na dieta, que deve evitar alimentos gordurosos.

Quando o primeiro episódio de cólica biliar é mais grave, ou se novos episódios de dor continuarem a surgir, o médico pode recomendar uma cirurgia para remover a vesícula biliar (colecistectomia).

Se a cirurgia não puder ser feita e os sintomas forem duradouros, medicamentos que dissolvem cálculos biliares podem ser usados. No entanto, essas medicações podem levar meses ou anos para funcionar e há chance de os cálculos se formarem novamente.

Cirurgia de vesícula 

A cirurgia para retirada da vesícula pode ser realizada de maneira minimamente invasiva, por meio da laparoscopia, procedimento no qual são realizadas pequenas incisões no abdômen por onde o cirurgião insere os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera que o ajudará na visualização do local operado.

É o tratamento mais indicado em pessoas com cálculos biliares dolorosos, porque é muito eficaz e seguro, sem complicações em mais de 90% dos casos.

O Dr. Bruno Hernani é um especialista em cirurgias do aparelho digestivo.
Entre em contato e agende já sua consulta

Fontes:

Harvard Medical School

Manual MSD

Cleveland Clinic