Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista

imagem ilustrativa
4 min. de leitura

Conheça quais as diferenças entre o cirurgião do aparelho digestivo e o gastroenterologista

Não é incomum que os pacientes tenham dúvidas de qual médico procurar, uma vez que existem diferentes especialidades médicas e subespecialidades. Nesse sentido, uma dúvida comum é quanto à necessidade de recorrer ao cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista.

Entender quais as particularidades entre o trabalho do cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista ajuda a saber quando cada especialista é necessário. Confira a seguir!

O que o cirurgião do aparelho digestivo faz?

Para entender a diferença é preciso saber o que cada especialista faz.

O cirurgião do aparelho digestivo, após a faculdade de Medicina, realiza a residência médica em Cirurgia Geral com duração de dois a três anos e, em seguida, a residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo com mais dois anos de duração.

Essa formação o habilita para a realização de cirurgias do aparelho digestivo, com exceção da cavidade oral. Entre os procedimentos realizados pelo cirurgião do aparelho digestivo estão:

  • Hernioplastias hiatais laparoscópicas;
  • Cirurgia de hérnia da parede abdominal;
  • Colecistectomia laparoscópica (remoção cirúrgica da vesícula);
  • Cirurgias de intestino (diverticulose, tumores etc.);
  • Cirurgias anais como a Hemorroidectomia;
  • Cirurgias de estômago;
  • Cirurgias de pâncreas, fígado e vias biliares.

Outra opção é continuar especializando-se para atuar com cirurgias oncológicas de pele, realização de exames diagnósticos e terapêuticos como a endoscopia e colonoscopia ou transplante de órgãos.

O que o gastroenterologista faz?

O gastroenterologista é um especialista que cursou a faculdade de Medicina, com duração de seis anos, e, em seguida, realizou a especialização e residência médica em Gastroenterologia Clínica, com duração de mais dois anos.

Chamado popularmente de gastro, esse especialista é habilitado ao estudo, diagnóstico e tratamento clínico dos órgãos relacionados ao sistema digestório, que vai desde a boca até o ânus, incluindo faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus e também os órgãos anexos, que incluem o fígado, vesícula biliar e pâncreas.

O gastroenterologista também tem como opção se especializar ainda mais, podendo fazer especializações para:

  • Hepatologia: área responsável pelas doenças do fígado e vias biliares;
  • Endoscopia e Colonoscopia: especialista na realização de exames como a endoscopia digestiva.

Mesmo sem essas especializações, o gastroenterologista clínico é qualificado para diagnosticar, tratar a acompanhar diferentes condições, como:

  • Refluxo gastroesofágico;
  • Gastrite e úlcera gástrica;
  • Pedra na vesícula;
  • Hepatite e cirrose;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Pancreatite;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Intolerância à lactose, ao glúten e outras alergias alimentares;
  • Hemorroidas.

Portanto, são diferentes condições que demandam o auxílio do gastro, profissional que poderá realizar consultas, solicitar e realizar exames, prescrever medicamentos e encaminhar o paciente para o cirurgião do aparelho digestivo, sempre que necessário.

Qual a diferença entre os dois?

A diferença entre cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista é, basicamente, a formação e o nível de especialidade de cada profissional. As diferentes especialidades devem-se às formações posteriores à faculdade de Medicina.

Enquanto o gastroenterologista opta pela formação em gastroenterologia clínica, o cirurgião do aparelho digestivo segue para residência em Cirurgia Geral e, posteriormente, Cirurgia do Aparelho Digestivo.

O gastroenterologista, por exemplo, poderá realizar o diagnóstico de pedra na vesícula, mas caso o tratamento cirúrgico seja o indicado, ele deve encaminhar o paciente para avaliação e tratamento pelo cirurgião do aparelho digestivo.

O cirurgião do aparelho digestivo, por sua vez, apesar de tratar de diversas doenças de forma clínica, sem cirurgia, será menos apto para diagnosticar e acompanhar algumas doenças digestivas mais específicas, como doenças autoimunes, síndrome do intestino irritável e outras.

Esse especialista até pode fazer o diagnóstico de condições como o refluxo gástrico, por exemplo, entretanto, sua atuação será mais relevante se o problema estiver associado à hérnia de hiato, demandando intervenção cirúrgica.

Como saber qual devo procurar?

Entender as diferenças entre cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista é fundamental para saber qual especialista consultar.

Sempre que houver uma possibilidade de demanda cirúrgica para o caso, o paciente deverá ser avaliado pelo cirurgião do aparelho digestivo, enquanto que desconfortos abdominais e gástricos podem ser investigados primariamente pelo gastroenterologista.

Sabendo quais as especialidades do cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista é possível consultar o profissional mais qualificado ao caso.

Também é muito comum que o gastroenterologista faça o encaminhamento para o cirurgião do aparelho digestivo após identificar a necessidade de tratamento cirúrgico.

Saiba mais sobre os tratamentos do cirurgião do aparelho digestivo Dr. Bruno Hernani agendando uma consulta!

Fontes:

PUCRS

Medway