Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Causas do tumor do intestino e reto

imagem ilustrativa
3 min. de leitura

Má alimentação e sedentarismo são exemplos de fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença

O tumor do intestino e reto, que na sua forma maligna pode ser chamado também de câncer colorretal, é uma doença que afeta a porção final do intestino (cólon) e o reto. É um dos tipos de câncer mais diagnosticados em todo o mundo.

Por ser uma doença comum que pode afetar homens e mulheres de todas as idades — ainda que seja mais frequente a partir dos 50 anos —, é muito importante conhecer as causas do tumor do intestino e reto para que, a partir disso, se adote estratégias para preveni-lo ou, no caso do diagnóstico, estabelecer o melhor tratamento para a doença.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Bruno Hernani e agende já sua consulta!

Principais causas para o tumor do intestino e reto

As causas do tumor do intestino e reto podem estar relacionadas ao próprio organismo do indivíduo, como é o caso do histórico familiar, ou relacionadas a fatores ambientais e de hábitos de vida. Em muitos casos, um único paciente tem uma combinação de causas do tumor do intestino e reto.

Histórico familiar

Pessoas com casos de tumor do intestino e reto na família (principalmente entre parentes de primeiro grau) têm mais chances de desenvolver a doença. Por isso, pode-se dizer que o histórico familiar não é necessariamente uma causa do tumor do intestino e reto, mas um fator de risco que deve ser considerado, principalmente a partir dos 50 anos de idade.

Sedentarismo

O sedentarismo também pode ser uma das causas do tumor do intestino e reto. Isso ocorre porque a falta de atividades físicas pode afetar diretamente a função metabólica do organismo e, por sua vez, o funcionamento do intestino. Isso, com o passar do tempo, pode estimular o crescimento descontrolado das células intestinais, gerando o tumor.

Consumo de alimentos processados

Muitas pesquisas têm sido feitas para comprovar a relação dos alimentos processados e ultraprocessados com diversos tipos de câncer. No caso do tumor do intestino e reto, o consumo frequente desse tipo de alimento pode fazer com que as chances de desenvolver a doença aumentem consideravelmente mesmo antes dos 50 anos de idade.

Consumo de bebidas e tabagismo

O consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas altamente industrializadas, como os refrigerantes, também pode levar a alterações metabólicas que causam a multiplicação desenfreada das células intestinais. Por esse motivo, essa também pode ser uma das causas do tumor do intestino e reto.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Bruno Hernani e agende já sua consulta!

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do tumor do intestino e reto é feito pelo médico a partir de uma análise da história clínica do paciente, exames físicos e complementares solicitados a partir da suspeita da doença. As possíveis causas do tumor do intestino e reto também são analisadas como critério de suspeita. Entre os exames específicos que podem diagnosticar a doença está a colonoscopia.

Além do diagnóstico, que deve ser confirmado com a biópsia das alterações encontradas, é importante também fazer o estadiamento do tumor por meio de exames como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Essas análises são capazes de identificar a gravidade da doença e se ela se espalhou.

Opções de tratamento para o tumor do intestino e reto

Independentemente das causas do tumor do intestino e reto, a escolha do tratamento depende de alguns fatores, como o estado geral de saúde do paciente e características do próprio tumor, como seu estágio de desenvolvimento e sua localização. Além disso, os tratamentos podem ocorrer de forma isolada ou combinada em busca de um melhor prognóstico.

Os métodos de tratamento para o tumor do intestino e reto, nesse sentido, podem incluir:

  • Cirurgia: é removido o tumor e, se houver necessidade, parte da área afetada;
  • Quimioterapia: por meio de medicamentos que agem sobre as células tumorosas;
  • Radioterapia: as células do tumor são destruídas por meio de radiação;
  • Imunoterapia: método de tratamento que estimula o sistema imunológico a reconhecer e destruir as células cancerígenas.

Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com o Dr. Bruno Hernani.

Fontes:

Dr. Bruno Hernani

Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva