Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Causas da hérnia abdominal

imagem ilustrativa
3 min. de leitura

Excesso de exercícios físicos, levantar muito peso e obesidade são algumas causas que favorecem o aparecimento da hérnia abdominal

A hérnia abdominal é uma condição em que ocorre a protrusão de tecidos ou órgãos através de uma fraqueza na parede abdominal. Ela está associada principalmente a sintomas que incluem protuberância na área afetada, dor localizada, desconforto e sensação de pressão.

Seu tratamento varia desde medidas conservadoras como uso de cintas compressoras até mais drásticas, através de intervenções cirúrgicas. Normalmente, ela ocorre por conta de esforços em excesso, como levantar objetos pesados ou praticar atividades físicas intensas, além de outras causas da hérnia abdominal que iremos abordar ao longo da leitura. Entenda melhor sobre o assunto a seguir.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Bruno Hernani e agende já sua consulta!

Quais as causas

São diversas as causas da hérnia abdominal, sendo que as principais são:

Excesso de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos normalmente é muito benéfica, contudo, em excesso também traz prejuízos e se destaca como uma das causas da hérnia abdominal. Praticar exercícios intensos ou realizar esforços repetitivos apresentam chances de aumentar a pressão dentro do abdômen e enfraquecer a parede abdominal, levando ao desenvolvimento de uma hérnia.

Levantar muito peso

Carregar muito peso pode causar uma hérnia abdominal. Assim como no excesso de exercício físico, o levantamento de peso pode se tornar uma das causas da hérnia abdominal, especialmente se for feito de forma inadequada.

Isso ocorre porque esse tipo de esforço aumenta a pressão intra-abdominal e é capaz de sobrecarregar os músculos da parede abdominal. No caso destes músculos estarem fracos ou se houver uma área de fraqueza, a pressão extra tem capacidade de causar uma hérnia.

Gravidez

Durante a gravidez, o crescimento do útero exerce pressão sobre a parede abdominal. Se a área já estiver enfraquecida, a gravidez se destaca entre as causas da hérnia abdominal.

Obesidade

Uma pessoa obesa carrega um peso extra em seu corpo. Este excesso de peso coloca uma carga adicional sobre a parede abdominal, aumentando o risco de desenvolver uma hérnia.

Histórico familiar de hérnia

O histórico familiar também deve ser considerado como uma das possíveis causas da hérnia abdominal. Algumas pessoas nascem com uma predisposição genética para ter uma parede abdominal mais fraca, o que aumenta o risco de desenvolver uma hérnia.

Caso um membro próximo da família, como pais ou irmãos, possua uma hérnia abdominal (ou já tenha sido tratado para uma), há uma maior probabilidade de ocorrer o mesmo problema em outros membros da família.

Como diagnosticar a hérnia abdominal

Na maioria das vezes, o exame físico é suficiente para o diagnóstico. Durante a avaliação, o médico especialista em aparelho digestivo pode pedir que o paciente se movimente de formas determinadas para que a hérnia apareça.

O profissional também pode solicitar alguns exames adicionais para confirmar o diagnóstico, que incluem (não necessariamente todos):

  • Ultrassonografia: o exame permite a identificação da hérnia e a avaliação de suas características;
  • Tomografia computadorizada: capaz de fornecer uma visualização mais precisa da hérnia e sua localização;
  • Ressonância magnética: utilizado em casos específicos ou em dúvidas diagnósticas.

É importante ressaltar que somente um profissional de saúde qualificado poderá fazer o diagnóstico preciso e determinar as causas da hérnia abdominal.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Bruno Hernani e agende já sua consulta!

Qual profissional procurar para o tratamento da hérnia abdominal

Para o tratamento da hérnia abdominal, é recomendado procurar um cirurgião do aparelho digestivo ou cirurgião geral. Este profissional é capaz de diagnosticar as diferentes causas da hérnia abdominal no seu caso em específico.

Ele também é especializado em realizar procedimentos cirúrgicos abdominais e está apto a avaliar o caso, confirmar o diagnóstico da hérnia e indicar o tratamento mais adequado.

Entre em contato e agende já sua consulta com o Dr. Bruno Hernani.

Fontes:

Dr. Bruno Hernani

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal

Manual MSD